História

Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar

A mais conhecida e admirada unidade policial da nossa Polícia Militar, mas também a mais temida pelos bandidos.
Nos anos 70 o então 1º Batalhão Policial " Tobias de Aguiar" como era denominado e sediado no histórico quartel da luz localizado na Av. Tiradentes no centro de São Paulo, o efetivo do batalhão erá de 633 homens distribuídos na CIA de Comando de Serviços e três CIA de Choque e passou a ser responsável pelo policiamento da zona centro e a  tropa usava capacetes pretos com a insígnia ROTA.

Segundo consta, o criador do nome ROTA foi o oficial Edmundo Zaborski.

Mas com o aparecimento de ações terroristas como assaltos a bancos, explosões de bombas em locais públicos e etc, surgiu a necessidade de um policiamento mais forte, mais bem armado e com características de grande velocidade e impacto. Posteriormente o Estado Maior da PM determinou ao comando do Batalhão Tobias de Aguiar a criação de um policiamento diferenciado.

Então em 27 de Janeiro de 1970 um plano de execução elaborado pela seção de planejamento do Batalhão Tobias de Aguiar é publicado: PLANO PARA EXECUÇÃO - ROTA (RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR).

COMPOSIÇÃO
 Pessoal : Pelotão composto por 06 equipes constituídas de :
01 motorista
04 cabos ou soldados
01 sargento comandante de equipe.
Um Oficial fará a fiscalização das demais equipes e executará também o patrulhamento.

Armamento e equipamentos.
Todos os policiais devem portar armas de defesa (revolver ou pistola) e cassetete, a equipe deve contar com 02 metralhadoras, uma carabina ou fuzil, algemas, munição química, máscaras contra gases, faroletes, estojo de primeiros socorros, guia da cidade, talão de ocorrência, extintor e cones de isolamento.

Gradativamente vão aumentando os recursos e o novo tipo de policiamento passa a trabalhar diuturnamente em todos os municípios da capital e grande São Paulo. A data de 15 de outubro de 1970 ficou consagrada como a data de criação da ROTA.

A BOINA PRETA.
" Os homens do capacete de tigre" como eram chamados os policiais da ROTA na zona norte de São Paulo, chegaram a conclusão que o capacete não era o mais adequado para aquele tipo de serviço e além de ser incomodo, toda vez que o policial descia da viatura para perseguir um bandido tinha que se preocupar em segurar o capacete. Então na sala de aula, conversando com os policias chegou-se a conclusão que a boina negra seria mais eficiente e cômoda e também serviria para destacar o policia de ROTA dos demais setores da Policia Militar.
Porém não haviam recursos para implantá-la e também a boina negra não constava no regulamento de uniformes da PM, mas em comum acordo de toda a tropa cada policial custeou sua própria boina e sob autorização do comandante do Batalhão Tobias de Aguiar, no dia 1 de Dezembro de 1970 no aniversário do batalhão, a tropa desfila com a boina preta ao alto comando da PM que posteriormente autoriza e publica no boletim geral da PM o uso da boina negra para a ROTA.

ROTA dias atuais.

MISSÃO PRINCIPAL:
Executar ações de controle de distúrbios civis e de contraguerrilha urbana em todo o território do Estado de São Paulo.

MISSÃO SECUNDÁRIA:
Policiamento Ostensivo Motorizado, através das "Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar" a ROTA, em toda a extensão do Estado, conforme a necessidade.

o 1º Batalhão de Policia de Choque Tobias de Aguiar está subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, atuando como tropa reserva e de confiança do comando geral.

O patrulhamento tático da ROTA é desenvolvido por quatro Companhias de Policiamento de Choque Operacionais:

A 1ª CIA de Choque (ROTA noturna) realiza o patrulhamento no horário das 16h ás 04h.
A 2ª CIA de Choque (ROTA matutina) realiza o patrulhamento no horário das 7h ás 19h.
A 3ª CIA de Choque (ROTA vespertina) realiza o patrulhamento no horário das 12h ás 24h.
A 4ª CIA de Choque (ROTA integrada) realiza o patrulhamento no dia todo.

Os policias estão equipados:
1. Uniforme operacional.
2. Revólver ou Pistola PT- 24/7 .40 com seus respectivos carregadores. Metralhadora .40 para comandante de equipe.
3. Algemas com a chave.
4. Caneta.
5. Colete balístico.
6. Espargidor de gás pimenta.
7. Folhas de anotações (bloco ou agenda de bolso).
8. Lanterna pequena para cinto preto.
9. Rádio portátil, móvel ou estação fixa.
10. Canivete multi-uso.
11. Luvas descartáveis.
12. Lanterna.

Armamento na viatura
1. Espingarda calibre 12
2. Fuzil 7.62 ou M16
3. Carabina Puma
4. Escudo balístico
5. material para controle de distúrbio e outros materiais pertinente ao trabalho policial.

A ROTA é tropa mais conhecida no estado de São Paulo e mais temida pelos bandido, o seu histórico em ocorrência de gravidade é enorme por ser o policiamento específico para esse tipo de delito.
"Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário